Sugestões literárias para assinalar Dia do Livro Infantil

É já no dia 2 de abril que se assinala o Dia Internacional do Livro Infantil. Para celebrar a data, deixamos aqui sugestões literárias de várias editoras para celebrar a data. São 12 títulos que fazem voar a imaginação, alimentar o sonho e aquecer o coração em tempos conturbados. Nestes álbuns, ilustração e texto combinam-se de forma especial para encantar os pequenos (e grandes) leitores, oferecendo conforto, esperança e alegria. Falam da importância da bondade e da gentileza, da atenção ao outro, do valor das coisas simples, e também de viagens mágicas e de amor pelos livros. Para descobrir em família e na escola.

A Menina Furacão e o Menino Esponja
Do multipremiado autor de Até as Princesas Dão Puns, esta história procura transmitir valores fundamentais como a diferença, que nos torna mais ricos, e o respeito pelo próximo.  

Mumin: Histórias do Vale dos Mumins
Tove Jansson (1914-2001) é uma das autoras finlandesas mais celebradas de sempre e a criadora dos Mumin, cujos livros foram traduzidos para mais de 50 línguas. As histórias e as ilustrações alegres e coloridas celebram o que a vida tem de melhor: a família, os amigos, a brincadeira e a aventura. Uma edição em estilo vintage, fiel às origens da obra. 

O Pato Que Não Gostava de Água
Muitas vezes, as nossas diferenças transformam-se em laços que nos unem para sempre. Uma história sensível com um toque de humor, que é um hino ao respeito e à aceitação da diferença.

Franklin e a Livraria Voadora
Uma história mágica sobre uma menina e um dragão que inventam um plano para partilhar o seu amor por livros e histórias. Uma obra de duas autoras premiadas que celebra o prazer e â aventura da leitura. 

O Elefante da Dona Bibi
Uma história inspiradora, com a elegância e a simplicidade das fábulas, sobre as escolhas que fazemos e o que verdadeiramente importa para sermos felizes. As ilustrações sofisticadas oferecem várias pistas de leitura.  

O Grande Guarda-Chuva
Este guarda-chuva é tão grande que consegue abrigar toda a gente, não importa que aspeto tenha ou de onde venha. Há sempre lugar para mais um. Um livro que apela, com simplicidade e ternura, ao acolhimento e integração. A metáfora do chapéu capaz de acolher toda a gente é um ponto de partida para falar sobre a importância de estarmos atentos ao outro, em especial aos que mais precisam. 

O Jardim
Quando a Ema deixa o campo e vai viver para a cidade, sente saudades do seu jardim. Mas nas casas da cidade não há espaço para as plantas. Ou haverá? Um livro aclamado pela crítica e vencedor de vários prémios, sobre a capacidade de adaptação à mudança, a importância de amarmos e cuidarmos do local onde vivemos e do bem-estar comum. 

Leo e o Polvo
Um menino com Síndrome de Asperger constrói uma ligação especial com uma das criaturas mais incríveis do planeta. Uma história delicada que pode ser valiosa para lidar com o autismo. 

A Menina que Queria Salvar os Livros
Uma viagem extraordinária com uma missão aparentemente impossível: salvar todos os livros do esquecimento. A história poderosa de um amor inspirador e sem limites: o amor pela literatura. 

O Vendedor de Felicidade
Quando o senhor Pombo decide vender felicidade em frascos — pequenos, grandes e de tamanho familiar — surgem imediatamente compradores interessados. Um álbum deslumbrante do já conceituado autor Davide Calì para nos fazer olhar e dar valor às coisas simples. 

Os Livros do Rei 
Esta é a história de um jovem príncipe que se vê obrigado a suceder ao seu pai quando este morre no grande terramoto que deitou a cidade abaixo. Ao jovem príncipe, ávido leitor, caberá a tarefa de sonhar, melhor e mais alto que o seu pai, uma nova vida para todos. Um inventário da luz e esperança encerradas nos livros e da lucidez contida no sonho de uma criança. 

Boas leituras!

Mais histórias
Uma maravilhosa homenagem à vida em comunidade é a nova aposta da editora Fábula