Livros para falar de política e cidadania com os mais novos

Com as eleições à porta, deixamos aqui sugestões de livros sobre democracia, participação e cidadania.

Matilde, Vamos Decidir Juntos
Com um projeto no infantário, a Matilde e os colegas começam cedo o despertar da consciência cívica e o espírito participativo.

A Revolução
Neste segundo volume da coleção curada por Afonso Cruz, o talento de Tiago Galo ilustra a fina e divertida sátira ao espírito revolucionário do inesquecível Slawomir Mrozek.

A Cruzada das Crianças
O que farão os adultos se milhares de crianças saírem à rua para reclamar os sonhos que eles se esqueceram de continuar a sonhar, de pedir a justiça em que há muito deixaram de acreditar? Continuaremos a ignorar estes cruzados com o mesmo cinismo, descrença ou inércia com que tantas vezes olhamos para o mundo que nos rodeia? Ou terá chegado a hora de darmos ouvidos aos sonhos das crianças?

Portuguesas Extraordinárias
A escritora e editora Maria do Rosário Pedreira é a autora deste livro, que apresenta algumas das mulheres mais inovadoras e corajosas da nossa História.

Caixa de Gratidão
Um pequeno gesto tem o poder de transformar vidas. O papel da entreajuda e da camaradagem em ambiente escolar é tratado neste volume da coleção A Escolha é Minha, de Margarida Fonseca Santos.

Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas 6: Nelson Mandela
A persistência e a coragem de Nelson Mandela são uma inspiração para todos. O seu percurso foi marcado pela luta e esperança de tornar a África do Sul um país livre. Integrado numa coleção de biografias de personalidades marcantes da História mundial

Eleição dos Bichos
De certeza que já ouviste falar de eleições, mas sabes como funcionam? E para que servem? Os animais da selva estão descontentes com o Leão e decidiram eleger um novo governante. Quem será o escolhido?

Meninos Pequenos, Grandes Sonhos: Mahatma Gandhi
Gandhi aprendeu ainda pequeno que a violência não é solução – nem sequer para lutar contra as injustiças, que também ele sofreu.

Meninos Pequenos, Grandes Sonhos: Martin Luther King Jr.
Martin ainda era um menino pequeno quando percebeu que algo terrivelmente injusto estava a acontecer. E prometeu a si mesmo que, quando crescesse, lutaria contra a injustiça com a arma mais poderosa de todas: as palavras. Viria a tornar-se um dos mais importantes ativistas dos direitos civis.

Portuguesas com M grande
Escrito por Lúcia Vicente, apresenta as vidas de algumas das mulheres mais rebeldes que fizeram história e mudaram o mundo em português.

Raízes Negras
Lúcia Vicente é a autora este livro que apresenta e celebra pessoas negras visionárias que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida. E a dos outros. Com o apoio da CICDR – Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Prefácio de Beatriz Gomes Dias.

Somos os 99%
Um livro para te abrir os olhos e te ajudar a descobrir que medidas podes tomar para mudar uma realidade que te afeta tanto ou mais do que a qualquer outra pessoa. Não acreditas?

Mais histórias
Sugestões de livros da PACTORr Kids