Livros para celebrar o Dia da Família

A 15 de maio assinala-se o Dia Internacional da Família. Reunimos aqui alguns livros da Penguin Random House que abordam diferentes aspetos das relações familiares, seja entre pais e filhos, avós e netos, irmãos e outros membros da família. Através de histórias exemplares, divertidas ou carinhosas, álbuns inspiradores e imersivos, guias e livros informativos úteis para pais e educadores, os laços familiares estão no centro destas narrativas. Fonte de conflitos, alegrias e tristezas, partilhas e segredos, a família é seguramente um tema estruturante e inesgotável, ao qual voltamos sempre.

A FONTE ESCONDIDA
O Paulo está convencido de que todos temos uma fonte escondida dentro de nós, e que só temos de encontrá-la para sermos felizes. Como poderá ele ajudar as pessoas que mais ama a encontrar a sua própria fonte? Um álbum carinhoso, das mesmas autoras de um grande sucesso, O Fio Invisível, que ajuda as crianças a encontrarem a sua essência e a sentirem-se felizes e completas. Inclui um jogo de pistas no final do livro.

A LISTA DE COISAS QUE NUNCA VÃO MUDAR”

Uma história aclamada pela crítica e pelos leitores, sobre o divórcio, a ansiedade provocada pela mudança e como o amor pode fazer a diferença. Autora Bestseller Vencedora de uma Medalha Newbery. Livro nomeado para o prémio Goodreads 2020.

“ÁLBUM DE FAMÍLIAS

O livro infantil mais completo sobre a diversidade das famílias, escrito em português e recomendado por várias instituições ligadas à parentalidade e aos direitos das crianças. Escrito por Susana Amorim e Rute Agulhas, e reeditado com chancela da Fábula, é uma ferramenta essencial para pais, professores, educadores, mediadores e outros agentes de educação e cultura.
Recomendado por: Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos; Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens; Grupo Famílias Arco-Íris da Associação ILGA Portugal; SFRAA / Quinta de S. Miguel — Casa de Acolhimento Temporário

AMOR”
Um álbum enternecedor, cheio de empatia, sobre vínculos afetivos e os laços que nos unem. Uma leitura que ajuda a enfrentar mudanças e situações novas, que implicam o afastamento temporário dos pais ou cuidadores.

AMO-TE DESDE SEMPRE”
Um álbum repleto de ternura que celebra o amor entre pais e filhos. A autora é jornalista e estrela da TV norte-americana.

AVÓ Z”

A vida do Alberto é normal, previsível e monótona. Até que a avó Z chega à cidade e leva-o numa extraordinária aventura. E a vida do Alberto nunca mais será a mesma… Esta é a história de uma avó extravagante e da magia que traz à vida do seu neto «normal». Uma obra multipremiada e aclamada pela crítica, com ilustrações arrojadas, cheia de humor, imaginação e magia.

“O BANCO
Esta é uma história poética e inspiradora sobre a magia da paternidade e sobre a relação entre pais e filhos, vista através dos olhos de uma mãe. Meghan, Duquesa de Sussex, escreveu este livro para o Príncipe Harry quando nasceu Archie, o primeiro filho do casal. Abrindo janelas para momentos íntimos de partilha e crescimento entre pais e filhos de diferentes origens, o livro conta com as belíssimas ilustrações de Christian Robinson, um artista premiado, para expressar toda a riqueza contida nessa relação fundadora e duradoura.

O CASAMENTO DO MEU TIO
O tio preferido da Camila vai casar-se, e todos ficam muito entusiasmados… exceto a Camila. Uma história calorosa e inspiradora sobre afetos, emoções e o verdadeiro significado da palavra família. Um hino ao amor universal.

“O DIA EM QUE CHEGASTE
Uma história terna e contemplativa sobre a adoção, que conta a chegada de uma criança à sua nova família. Percebemos a expectativa, os preparativos e a alegria de todos. Apresenta com poucas palavas, mas com detalhes subtis, como foi vivido este momento. O cuidado, a beleza, a espera, a felicidade.

“O FIO INVISÍVEL
A Sara descobriu que há um fio invisível que a liga aos pais, aos avós, aos amigos. Por isso, ela já não tem medo quando tem de se separar de algum deles, pois sabe que esse fio mantém unidos os que se amam. Um conto maravilhoso e tocante sobre os vínculos que nos unem, que tem emocionado milhares de famílias em Espanha.

O PEQUENO ROBOT DE MADEIRA E A PRINCESA DE LENHA”
Num reino distante, um rei e uma rainha que ansiavam por ser pais, recebem com alegria dois filhos: um pequeno robot de madeira e uma princesa feita de um toro de lenha. Os dois irmãos vivem felizes no castelo até que a princesa desaparece…
Um conto de fadas moderno, emocionante e inesquecível. Aclamado pela crítica e pelo público, o livro já conquistou dezenas de prémios e elogios. Tom Gauld criou uma história que se assemelha a um clássico e que, ao mesmo tempo, parece completamente nova. Uma aventura cheia de magia e fantasia, com personagens calorosas e destemidas, sobre amor fraternal, solidariedade e perseverança. 

OBRIGADO, AVÓ OMU!
Toda a vizinhança quer provar o guisado da avó! Atraídos pelo delicioso cheirinho, os vizinhos vão bater à sua porta, um a um, e a avó partilha com cada um deles o seu jantar. Será que tanta generosidade deixará a avó de barriga vazia? Uma história comovente e multipremiada sobre o espírito de partilha e a vida em comunidade. As ilustrações de Oge Mora, autora do igualmente aclamado Sábado, criam colagens tão ricas quanto o guisado da avó, temperadas com amor, gratidão e espírito comunitário.
«Um justo tributo a todos os corações atentos que transformam casas em lares e ruas em comunidades.»

NO MEU TEMPO”
Uma avó descreve à sua neta o mundo antes de se tornar cinzento. A neta, por sua vez, mostra-lhe que continua a haver magia no mundo. Um livro maravilhoso que não só nos transporta à nostalgia da infância como nos lembra de como é importante encontrar a magia onde quer que ela esteja. Uma celebração do vínculo especial entre avós e netos.

PELA NOITE FORA
É noite. A família prepara-se para um passeio muito especial. Enquanto caminham, os seus sentidos vão captando informações e sensações novas. Apreciam a paisagem, sem pressa, mas não perdem de vista o plano inicial. Um livro premiado e aclamado pela crítica, imersivo, íntimo e poético, que evoca o prazer e a emoção de nos aventurarmos pela natureza e pelo desconhecido.

RECEITAS FÁCEIS PARA FAZER EM FAMÍLIA
A sugestão perfeita para chefs de trazer por casa! Repleto de receitas simples e saudáveis, com bonitas ilustrações e com ingredientes fáceis de arranjar, este é o livro ideal para pais e filhos desfrutarem juntos de tempo entre tachos e panelas. Cada dupla página, além da receita, contém uma explicação sobre alguns termos utilizados na culinária e curiosidades históricas da gastronomia mundial, o que também promove a aquisição de vocabulário e conhecimento.

SÁBADO
Sábado é o dia preferido da Eva e da mãe. Elas têm sempre planos para um dia perfeito. Mas imprevistos acontecem, o que importa é não perder de vista o que torna os sábados tão especiais. Uma história calorosa que nos recorda a importância de saber lidar com as imperfeições e a frustração e de valorizar o que é essencial.

SE O MUNDO INTEIRO FOSSE FEITO DE MEMÓRIAS
Não é fácil abordar o tema da morte com as crianças. Esta delicada história de dois autores premiados pode propiciar uma conversa sobre afetos e como manter viva a memória de quem já partiu. O texto poético e as ilustrações felizes combinam-se numa narrativa que celebra a vida e o poder das recordações para oferecer conforto face à perda de um ente querido.

VAI NASCER UM BEBÉ! E AGORA?
Ser irmão mais velho é uma questão muito séria! Este guia ilustrado é a leitura perfeita para acolher a chegada de um novo membro da família. O que faz um bebé? O que come? Podemos brincar com ele? Neste livro, um bebé estás prestes a juntar-se à família e o irmão não sabe bem o que isso implica. Felizmente, há uma irmã mais velha que lhe vai explicar tudinho. O livro ideal para quem está à espera de irmãos, com dicas e conselhos práticos.

Mais histórias
Editora Fábula traz-nos livro que celebra o poder das árvores