Livros para assinalar o Dia Mundial da Arte

No próximo dia 15 de abril assinala-se o Dia Mundial da Arte. A Penguin Random House traz sugestões para celebrar esta data com a pequenada aí por casa, com cinco livros convidam a explorar o universo das artes, desde as primeiras experiências em idade pré-escolar, até ao conhecimento e descoberta das grandes obras que se destacaram em diferentes épocas da História.
O convite é para que os mais novos desvendem o que escondem algumas das criações e dos criadores mais icónicos do mundo; esquadrinhem pinturas e esculturas emblemáticas; saibam tudo o que se pode fazer e aprender num museu; e vejam a arte nascer das suas próprias mãos, passo a passo.

“O Mundo Fantástico da Arte Através dos Tempos” de Luís Ricardo Duarte e Sara Paz
De Leonardo da Vinci a Picasso, de Botticelli a Amadeo de Souza Cardoso, entre muitos outros, a arte está cheia de obras de artistas geniais que têm maravilhado o mundo ao longo dos séculos. Mas como nasceu a arte? Este livro desvenda algumas das obras de arte mais famosas da história, desde as ideias que inspiraram o artista até às técnicas usadas. Através de atividades divertidas, exploramos alguns dos quadros mais famosos de todos os tempos em pormenor e aprendemos os truques e segredos dos artistas. Cada período artístico é contextualizado historicamente, e são apresentadas as obras mais emblemáticas.

“O que se faz no Museu” de Mariana Ramos e Catarina Correia Marques.
Uma visita guiada ao fascinante mundo dos museus, que dá a conhecer as principais profissões ligadas à museologia, incentivando à descoberta do património e das artes. Apela a todos os que têm curiosidade sobre os mais variados ofícios que se podem exercer nos museus, como curadoria, conservação e restauro, ou serviço educativo. Numa época em que os museus são lugares dinâmicos e atraentes, muito distantes de conceções ultrapassadas, este livro homenageia também a legião de profissionais que, em todo o país, tem operado essa transformação, levando a que os museus, nacionais e municipais, sejam cada vez mais um instrumento de educação e se revelem um fator essencial de atração turística.

“O Que Escondem as Obras de Arte” de Susie Brooks
Para quem eram construídas as tumbas no Antigo Egito? Qual a origem do nome da Torre Eiffel? Estas são algumas das perguntas que vão incentivar as crianças a descobrir vários estilos de arte. Um livro muito completo, que explora de forma simples e resumida algumas das obras de arte mais importantes e icónicas da História da humanidade.

“Eu Podia Ter Feito Isto” de Gary Panton e Jocelyn Norbury
Já todos deixámos escapar, ao olhar para algumas obras de arte, «isto também eu fazia!». Com este livro, podemos passar das palavras aos atos e pôr à prova as nossas capacidades. Dos mistérios de Magritte à arte pop de Andy Warhol, dos céus circulares de Van Gogh ao jardim de Matisse — afinal, podíamos ter feito isto?

“Matilde Descobre a Arte” de Mary Katherine Martins e Silva
A Matilde ouve falar de arte e fica curiosa. Aos poucos, vai descobrir o que são artistas, obras de arte e expressões artísticas como a música, a dança, o teatro, a pintura ou a escultura? E torna-se ela própria uma verdadeira artista! Os livros da coleção MATILDE incluem um guia de leitura para pais e educadores.

Mais histórias
500 anos depois… Ainda vale a pena celebrar Fernão de Magalhães