Livro “o Foguetão dos Sentidos” alerta para dificuldades de pessoas com deficiência

“O Foguetão dos Sentidos”, o novo livro de Thereza Ameal, assume-se como uma forma divertida de dar a conhecer às crianças as dificuldades que as pessoas que sofrem de deficiência ou défice sensorial têm ao experienciar o mundo que as rodeia.

A ideia do livro “O Foguetão dos Sentidos” partiu do projeto com o mesmo nome, da Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) da Cáritas Paroquial de Coruche. O projeto visa promover a sensibilização do ambiente escolar e pré-escolar para os problemas das crianças portadoras de deficiência ou com défices sensoriais. Através de uma entusiasmante experiência interativa, as crianças podem conhecer e valorizar o bom funcionamento dos cinco sentidos e viver as dificuldades que alguns dos seus pares enfrentam no dia-a-dia, descobrindo assim como muitas vezes basta um pequeno gesto para ajudar um amigo a ultrapassar barreiras.

A música de João Maria Ameal veio complementar este projeto e este livro da melhor forma e encontra-se disponível no QR Code. Psicólogo educacional e músico, é autor de várias músicas para o público infantojuvenil. A sua música para o público generalista encontra-se no You-Tube e Spotify sob o nome de João Sem-Tempo.

O livro conta também com um guia de jogos e atividades para que os pais e professores possam realizar com as crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, dedicada a cada um dos cinco sentidos.  

Sinopse
A Pestanas, o Orelhas, o Narigueta, o Bocarra e a Peluça Finuça são os melhores amigos. Eles ganharam um superprémio e vão partir numa viagem à descoberta da Galáxia dos Cinco Sentidos. Queres embarcar com eles nesta aventura? Neste livro podes descobrir as maravilhas da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato de uma maneira divertida e original, mas também terás muitas surpresas e apanharás alguns sustos. Inclui um guia de atividades para familiares e professores.

Título: “O Foguetão dos Sentidos”
Autores: Thereza Ameal (texto) e Pedro Rocha e Mello (ilustrações)
Editora: Texto

Mais histórias
“A Metamorfose” de Franz Kafka editado pela Fábula