Livro “O Camião das Histórias” lançado em português e ucraniano

A ASA, editora do grupo LeYa, publicou no início de março o livro infantil “O Camião das Histórias”, da escritora Rosário Alçada Araújo e da ilustradora Patrícia Furtado. Com o início da guerra na Ucrânia e a consequente vinda para Portugal de centenas de famílias fugidas do conflito, cedo começaram a surgir movimentos de apoio para com esta comunidade. É nesse contexto que surgiu a ideia de fazer uma edição especial em ucraniano e português d’ “O Camião das Histórias” para oferecer às crianças ucranianas que vieram para Portugal, proporcionando-lhes um primeiro contacto com a língua portuguesa, que será também a sua nos próximos tempos.  

Com a ajuda da tradutora Olesya Zaruma Biletska, com a imediata aceitação por parte das autoras e com a entrega incondicional de paginadores, designers, produção, impressão e demais profissionais, o livro estava feito em menos de duas semanas. Também a Câmara Municipal de Lisboa se juntou à iniciativa. Foi com um grande “sim” que o próprio Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, o vereador da cultura Diogo Moura e a vereadora de Direitos Humanos e Sociais Laurinda Alves, acolheram a proposta.

Assim, no dia 1 de abril, a editora ASA conseguiu colocar nas mãos de crianças do Centro de Acolhimento de Emergência, em Lisboa, os primeiros exemplares da edição bilingue d’ O Camião das Histórias, especialmente feito para elas.

Foram produzidos 500 exemplares que serão entregues a famílias da Ucrânia acolhidas em Portugal.

Os “Monstrinhos Fofinhos” parabenizam a editora ASA por esta iniciativa.

Mais histórias
Novo livro de Blake e Mortimer já nas livrarias