No dia Mundial da Árvore, que se assinala hoje, 21 de março, deixamos aqui sugestões de livros do grupo Penguin Random House para celebrar esta data com os mais novos.
“Caderno (da Natureza) do Bicho do Mato” de Diana de Oliveira
Diana Oliveira desafia as famílias a tirar partido das experiências ao ar livre e do contacto com a natureza, os animais, as plantas, as formações naturais. Com fantásticas ilustrações e com muitas informações úteis e práticas, este guia convida a partir à aventura mesmo à porta de casa: no quintal, na floresta ou mais além.
“Ciclos da Natureza 1: A Viagem da Sementinha” de Melanie Joyce
O que será que acontece à bolota quando cai no chão? Este livro acompanha a viagem de uma semente desde que cai da árvore até germinar no solo, dando origem a uma nova árvore!
“O Clube dos Cientistas 5: Perigo na Floresta” de Maria Francisca Macedo
Um programa na natureza em família acaba por transformar-se num pesadelo quando todos acabam perdidos na floresta. Todos, menos o Chico, que parecia adivinhar que algo terrível ia acontecer. E ao cair da noite, deflagra um incêndio. A ciência ao serviço do ambiente, numa história que alerta para o perigo dos incêndios e a importância de proteger a floresta.
“Viva a Natureza! 4: As Árvores” de Kevin Warwick
A coleção Viva a Natureza! incentiva as crianças a interagir com a natureza e a descobrir o mundo à sua volta. Atividades muito acessíveis, que permitem uma aprendizagem prática dos conceitos apresentados. Ilustrações simples e criativas, com explicações muito claras sobre os diferentes temas.
“À Descoberta da Floresta” de Goldie Hawk
Guia com jogos divertidos, dicas valiosas sobre como proteger a floresta, e informações sobre o que fazer em caso de emergências. Explica como construir um abrigo, fazer nós especiais, preparar uma fogueira e até conseguir obter água a partir da tua urina! Também diz o que não fazer: desde comer cogumelos venenosos a atear um fogo florestal.
“A Árvore Em Mim” de Corinna Luyken
Um retrato luminoso e poético da força que há dentro de cada um de nós e da nossa ligação ao mundo natural, através da bela metáfora daquilo que as pessoas e as árvores têm em comum: raízes, seiva, ramos e rebentos. Escrito e ilustrado pela premiada autora de O Livro dos Erros, entre outros títulos.
“Começa numa Semente “ de Laura Knowles
Uma história poética, com uma mensagem de vida e crescimento. Vencedor do prestigiado prémio Margaret Mallett (Não-ficção infantil). Excelente cuidado gráfico e encadernação.
“Sê uma Árvore!” de Maria Gianferrari
Uma maravilhosa celebração da Natureza em forma de verso, que faz o paralelo entre as árvores e as pessoas e entre as florestas e as comunidades humanas. Mostra de que forma nos podemos inspirar nas árvores para sermos pessoas melhores. As páginas finais incluem uma nota da autora, dicas para a proteção da floresta e o apoio à comunidade, informação detalhada sobre as partes constituintes de uma árvore, e ainda sugestões de sites e de leituras adicionais.
Olha o Que Encontrei na Floresta de Moira Butterfield
Uma incrível aventura ao ar livre para descobrir tesouros da natureza, como pinhas que abrem e fecham, sementes em forma de helicóptero ou folhas que parecem feitas de renda… Com ilustrações belíssimas e divertidas, e textos curtos e simples, estão repletos de factos incríveis sobre as maravilhas da natureza.
Boas leituras