Celebrar o Dia dos Avós com… livros!

A propósito do Dia Mundial dos Avós, que se celebra a 26 de julho, a Penguin Random House fez uma seleção de livros que nos falam sobre os heróis da nossa infância.

“À procura de Ontem”
Álbum feliz e nostálgico, com ilustrações num estilo muito original, que nos conta uma história com espírito caloroso e reconfortante. Um rapaz decide ir à procura de ontem, pois foi o seu melhor dia de sempre. Pede ajuda ao avô que lhe mostra como mais importante do que voltar a ontem, é viver plenamente o hoje.

“A verdade sobre os avós”
Ser mais velho não significa ser chato e deixar de namorar ou de dançar. Este livro mostra que a idade não impede que as pessoas sejam surpreendentes e desejem (muito!) ser felizes. Com imensa ternura, sensibilidade e boa disposição, a autora mostra como os mais velhos também gostam de aproveitar a vida. O livro ideal para avós e netos lerem juntos.

“Avó Z”
A vida do Alberto é normal, previsível e monótona. Até que a avó Z chega à cidade e leva-o numa extraordinária aventura. E a vida do Alberto nunca mais será a mesma… Esta é a história de uma avó extravagante e da magia que traz à vida do seu neto «normal». Uma obra multipremiada e aclamada pela crítica, com ilustrações arrojadas, cheia de humor, imaginação e magia

“Avó, conta-me como foi, Avô conta-me como foi”
Dois álbuns de memórias que avós e netos podem construir juntos. Os mais velhos podem contar a sua história de vida, desde a infância até os dias atuais. Os mais novos podem colar imagens, fazer as perguntas e escutar o que os avós têm para contar. Depois de preenchido, o álbum fica como um tesouro da família para passar às gerações futuras.

“Bluey: As Avozinhas”
Afinal as avozinhas sabem abanar a anca ou não? A BLUEY e a BINGO estão decididas a descobrir e interrogam toda a gente que encontram… até a avó! No final, têm uma grande surpresa… e aprendem uma grande lição! Os livros da BLUEY são baseados nos episódios de televisão desta série de sucesso, que se tornou um fenómeno de culto.

“Há um Tigre no Jardim”
Quando a avó lhe diz que viu um tigre no jardim, a Nora acha que está demasiado crescida para acreditar nessas tontices. Afinal, toda a gente sabe que os tigres vivem na selva e não em jardins! Uma história encantadora, cheia de ternura e humor, que promove a imaginação e o gosto pela aventura.

“Obrigado, Avó Omu”
Toda a vizinhança quer provar o guisado da avó! Atraídos pelo delicioso cheirinho, os vizinhos vão bater à sua porta, um a um, e a avó partilha com cada um deles o seu jantar. Será que tanta generosidade deixará a avó de barriga vazia? Uma história comovente e multipremiada sobre o espírito de partilha e a vida em comunidade. As ilustrações de Oge Mora, autora do igualmente aclamado Sábado, criam colagens tão ricas quanto o guisado da avó, temperadas com amor, gratidão e espírito comunitário.

“O Gigante Secreto do Avô”
Quando o avô lhe diz que existe um gigante escondido na sua cidade, que ajuda toda a gente em segredo, o Billy não acredita. Por isso, decide procurá-lo. Mas quando finalmente o vê com os seus próprios olhos, ele fica aterrorizado! O que o Billy não sabe é que aquele enorme e assustador gigante está prestes a ensinar-lhe uma importante lição… Divertida e ternurenta, esta é uma história sobre a amizade e a aceitação da diferença.

“No meu tempo”
Uma avó descreve à sua neta o mundo antes de se tornar cinzento. A neta, por sua vez, mostra-lhe que continua a haver magia no mundo. Um livro maravilhoso que não só nos transporta à nostalgia da infância como nos lembra de como é importante encontrar a magia onde quer que ela esteja. Uma celebração do vínculo especial entre avós e netos.

“Se o Mundo inteiro fosse feito de memórias”
O texto poético e as ilustrações felizes combinam-se numa história que celebra a vida e o poder das recordações para oferecer conforto face à perda de um ente querido. Não é fácil abordar o tema da morte com as crianças. Esta delicada história pode propiciar uma conversa sobre afetos e como manter viva a memória de quem já partiu.

Mais histórias
Livro mostra a origem dos livros e do papel à pequenada